Por: (Arte Metal)

O GRINDING REACTION é mais uma daquelas bandas que foram paridas pelo caos social e político pelo qual o Brasil vive. Depois de uma demo autointitulada em 2001, e dois EP’s (“Oppression, Negligence, Tears and Blood” em 2004 e “Tempo, Persistência e Fúria” em 2016), a banda chega ao seu debut depois de atingir a maioridade.

Como dito no primeiro parágrafo, tanto sua sonoridade, quanto seus temas, trazem como reflexo toda a merda em que o país e a sociedade em um modo geral se encontra. Mas, a banda consegue sair da mesmice e transmitir tudo isso de uma forma inteligente e que cative o ouvinte.

Destilando um Thrash Metal com boas doses de ‘groove’, o quinteto de Diadema ainda alia à sua música as melhores partes do Hardcore, gerando músicas intensas, dinâmicas e agressivas. Mesmo apostando em estilos diretos, o GRINDING REACTION adota a versatilidade e varia no ritmo, incluindo viradas e quebradas interessantes.

Em meio a riffs consistentes, que dão espaço a solos de guitarra bem esporádicos, além de uma cozinha com a batida precisa no ‘groove’, os vocais de Ricardo Marchi (também guitarrista) destilam letras que abrangem a política, a sociedade e a rotina através de filosofias e questionamentos.

São dezesseis composições em um repertório onde destacar uma ou outra seria injustiça devido ao equilíbrio entre as composições. Mas não tem como não mencionar faixas como Os Fins Justificam os Meios, Flagelo, Dor, Sofrimento e Morte, Inimigo no Espelho e Rato Cinza, pois são faixas impactantes.

Grinding Reaction - O Caos Será a tua Herança

Nota: 8,0

Tracklist:

  1. O Caos Será a tua Herança (Introdução)
  2. Os Fins Justificam os Meios
  3. Recuse a Cegueira
  4. Flagelo
  5. Guerra Urbana
  6. Dor, Sofrimento e Morte
  7. Cangalha
  8. Marionete
  9. Negra Sina
  10. Piada
  11. Inimigo no Espelho
  12. As Ameaças não Devem Mudar a Verdade
  13. Pesadelo Latino Americano
  14. Rato Cinza
  15. Vida Útil
  16. Verdades e Utopias

Link sobre a banda: 

Facebook

Vitor Franceschini

Jornalista graduado, editor do Blog Arte Metal.