System of a Down e Deftones – Arena Anhembi – São Paulo/SP

  • Post author:
  • Post published:26 de setembro de 2015
Foto: Renan Facciolo
Foto: Renan Facciolo

Existem músicas que falam por si. Essas, mesmo sem muitas interações de um cantor ou efeitos visuais, são capazes de empolgar um ouvinte e é assim que as músicas do System of a Down funcionam. Disparando uma atrás da outra em um palco simples com apenas alguns panos de fundo, o grupo empolgou a Arena Anhembi em São Paulo, mesmo que muitos presentes ali já soubessem o que veriam caso tivessem assistido a performance no Rock In Rio na noite anterior.

Foram poucas as diferenças: a canção Toxicity não contou com a participação de Chino Moreno e ATWA foi incluida no setlist. De resto a mesma empolgação e energia esperados do grupo ainda que o show tenha começado com um pequeno atraso necessário devido a forte chuva que atingiu o local durante o final da abertura do Deftones e troca de palco. Não que alguém demonstrasse o mínimo de incômodo assim que a banda surgiu com I-E-A-I-A-I-O já próximos da meia noite.

Pode-se até falar que Serj Tankian não é um frontman que interage absurdamente com a plateia, mas suas caras e bocas, dancinhas e variações vocais animam, funcionam melhor que palavras e são obviamente o destaque do grupo. Mas não se pode negar todo o talento do restante da banda que merece reconhecimento por tocar músicas com uma dinâmica tão complexa com extrema precisão e, sem ela, não haveria como incendiar o público como eles fizeram.

Se houve um ponto negativo foi o posicionamento baixo dos telões do Anhembi, talvez por causa da chuva, o que atrapalhou quem estava mais ao fundo do local gerando reclamações destes. Em uma arena como essa é complicado não ter uma visão do palco mas pior ainda não poder ao menos ver algo pelo telão.

Deftones

Responsáveis pela abertura da noite, os americanos foram levemente prejudicados por oscilações no microfone de Chino Moreno no começo de seu show e uma forte chuva no final. Ainda assim em 1 hora de apresentação o grupo demonstrou o porque de ser um dos nomes mais importantes do metal alternativo.

O show do Deftones é mais instrospectivo que o do System of a Down e talvez funcione melhor em um local fechado onde toda a iluminação e clima possa ser usado a seu favor mesmo assim os fãs presentes não ficaram decepcionados tanto que eles não desanimaram e até se empolgaram e até mais nas duas últimas canções Engine No.9 e Headup quando uma forte chuva começou a cair.

Setlist Deftones:

Diamond Eyes
Rocket Skates
Be Quiet and Drive (Far Away)
My Own Summer (Shove It)
Sextape
Knife Prty
Tempest
Swerve City
Passenger
Change (In the House of Flies)
Engine No. 9
Headup

Setlist System of a Down:

I-E-A-I-A-I-O
Suite-Pee
Attack
Prison Song
Know
Aerials
Soldier Side – Intro
B.Y.O.B.
Soil
Darts
Radio/Video
Hypnotize
Temper
CUBErt
ATWA
Needles
Deer Dance
Bounce
Suggestions
Psycho
Chop Suey!
Lonely Day
Question!
Lost in Hollywood
Vicinity of Obscenity
Forest
Cigaro
Toxicity
Sugar