The Reign of Kindo – Manifesto Bar – São Paulo/SP

  • Post author:
  • Post published:21 de agosto de 2011

Nossa! Honestamente, não sei por onde começar a reportar a vocês, caros leitores, do quão bárbaro foi assistir e conhecer mais sobre o The Reign of Kindo, banda natural de Buffalo, estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos. A banda, que tem por média de idade entre 25 e 30 anos, esbanja energia e uma naturalidade que poucas vezes testemunhei em apresentações musicais internacionais. Cada músico é, no mínimo, muito bom no que faz, e sua expressão no palco deixa claro o quanto gostam do que fazem.

Em primeira passagem pelo Brasil, a banda se apresentou neste sábado, 20, no Manifesto Bar, em São Paulo. O frio e a chuva não foram suficientes para impedir que os fãs do grupo fizessem uma considerável fila na entrada, aguardando a abertura da casa para poderem se alojar no melhor lugar e não perder detalhe algum.

Embora relevando um sutil atraso no início do show, os integrantes da banda, todos de aparência simples, demonstraram simpatia com o público desde o começo. Quando deram boa noite e iniciaram o show com Needle & Thread, algo supreendeu a banda: quase todo o público estava cantando suas músicas. E como é de praxe quando grupos se apresentam pela primeira vez em nosso país, a surpresa toma conta dos músicos, dada a reação e resposta do público. Do fim da primeira música até a última, eles estavam não só maravilhados, mas também passavam plenitude, demonstrada em sorrisos constantes.

Aproximadamente após a terceira música, Bullets in the Air, o vocalista e guitarrista Joey Secchiaroli pediu um momento do público para que viesse até o microfone um rapaz que, por segurança, chamaremos pelo pseudônimo de Robson. E pediu que sua namorada subisse junto com ele. Depois de singelas e românticas declarações à sua amada, eis que surge nova surpresa: Robson pede sua namorada em casamento, no meio do show! Todo o público presente vibrou, aplaudiu e a banda fez parte dessa celebração, seguindo o show com Flowers by the Moon, Great Blue Sea e Breathe Again, além de um cover que, embora familiar, há muito não se ouvia, ainda mais tocada ao vivo: Hallelujah, de Leonard Cohen.

A simplicidade desses músicos, somada com sua completude, juntamente com a interação e as brincadeiras com o público, transformaram essa apresentação em algo quase como uma reunião de amigos, num ambiente indubitavelmente intimista e familiar, com todos interagindo entre si e deixando a agradável impressão de confraternização. Músicas como Let it Go, Hold Out, Blistered Hands e One Man Parade fizeram aquela festa explodir em seus ápices de energia e intensidade, já com toda a casa cantando junto com a banda.

Mas algo ainda estava por vir, e que para boa parte dos que estavam ao meu redor achavam que não aconteceria; a execução de uma das músicas mais tecnicamente trabalhadas e profundas desse incrível grupo: The Moments In Between. E essa é uma música que, embora tenham declaradas influências de Pat Metheny e algumas vertentes do jazz, a soma de ritmos quebrados e suingados com a pegada mais linear do rock tornam a obra do The Reign of Kindo uma arte peculiar e autêntica, que resulta de uma grande harmonia entre seus integrantes somada a um espírito inovador que o coração de cada um põe nas composições. É um quadro escrito com sons, com tonalidades bem equilibradas e algumas boas e fortes borrifadas de cores fortes e intensas, mas que se misturam e não deixam perder o foco nem a essência do que esses caras de Buffalo vieram trazer até nós.

Bem, se tiverem oportunidade de conhecer um pouco mais do trabalho que, nas palavras deste que vos escreve, é excelente e único, aproveitem cada segundo de Rhythm, Chord & Melody e This Is What Happens, primeiro e segundo álbum da banda respectivamente. Apreciem.

Setlist:

Needle and Thread
Out of Sight Out, of Mind
Bullets in the Air
Flowers by the Moon
Great Bleu Sea
Nightingale
Breathe Again
Hallelujah
Symptom of a Stumbling
Let it Go
Hold Out
Just Wait
Blistered Hands
October
Thrill Of The Fall
One Man Parade
Moments in Between

Clique aqui para ver todas as fotos deste show!

Portal do Inferno é um site especializado em notícias do rock n roll ao metal extremo, resenhas, entrevistas e cobertura de shows e eventos!

Deixe uma resposta