Por: (Arte Metal)

Que banda bacana o RIFF RAFF! Um dos pioneiros do Metal finlandês, o grupo oriundo de Oulu durou apenas de 1979 a 1984, mas conseguiu gravar discos clássicos do Metal cult e angariar apreciadores tanto do Heavy Metal quanto do Hard Rock. E a Hellion Records faz o favor de resgatar mais um trabalho deles.

“Robot Stud” é o primeiro disco da banda, que na época era formada por Immu Ilmarinen (vocal/baixo), Eski Polosaari (bateri), além dos guitarristas Mokkeri Salonkari e Riku Kukkonen, e trazia algo mais seco e direto, influenciado bastante pela NWOBHM e com um ‘quê’ de Metal alemão de nomes como ACCEPT e SCORPIONS.

Porém, nas levadas e intensidade dos ritmos, o Riff Raff soa bem original e diferente, o que dá um ‘punch’ na sonoridade da banda. Riffs certeiros e com timbres agradabilíssimos das guitarras, o trabalho já empolga de cara com a faixa título e a que dá nome à banda, Riff Raff.

A peteca não cai nas composições seguintes, pois impressiona como a banda consegue ser cativante e criar músicas pegajosas, mostrando também que a seção rítmica consegue dar as levadas necessárias. Basta ouvir músicas como Breking Out, Fooling with a 44, Dead on My Feet e (Don’t You Think) It’s Disgusting.

“Robot Stud” é um disco tão bacana que até as composições bônus, I’ll Be Gone e Dreaming, são muito boas, se destacando até mais que algumas do repertório original, mostrando um lado mais Hard Rock e refrãos fortíssimos. Desde a primeira audição um disco viciante e que nos faz lamentar o fim da banda mesmo 35 anos depois.

Riff Raff - Robot Stud

Nota: 9,0

Tracklist:

  1. Robot Stud
  2. Riff Raff
  3. Dead on My Feet
  4. Break Out
  5. Fooling with a 44
  6. (Don’t You Think) It’s Disgusting
  7. Back of the Blue Dove
  8. It’s All Over Now (The Valentinos cover)
  9. Snow Lake
  10. Attack’d by Surprise (Run for Your Life)

Link sobre a banda: 

Hellion Records

Vitor Franceschini

Jornalista graduado, editor do Blog Arte Metal.