Por: (Arte Metal)

Não tem como discordar de que o Sabaton é uma das bandas atuais mais bem sucedidas dentro do Power Metal. Pode não ser a preferida do leitor, mas sem sombras de dúvidas é uma das mais legais da atualidade e das poucas que conseguem chamar atenção por unir linguagens que vão além da música, mesclando a isso apresentações preocupadas com o visual/teatrais e se utilizando de temáticas reais, mesmo que às vezes sendo metafóricas.

Ousados, o quinteto de Falun (Suécia) traz neste novo trabalho um DVD duplo além de um CD que ganhou versão nacional através da gravadora Shinigami Records. Enquanto um DVD apresenta o show da banda no Wacken Open Air 2015, o outro mostra o grupo se apresentando em seu próprio festival na sua cidade natal. O CD traz o áudio do show do Wacken, com algumas pequenas exclusões.

No DVD 1, a apresentação do Wacken mostra um show memorável, iniciado ainda à luz do dia com uma plateia imensa que impressiona a própria banda. Com uma presença de palco fora do comum e com o vocalista Joakim Brodén tendo a galera na mão, a apresentação se destaca pela energia e coesão dos músicos.

O show ainda conta com intercalações de imagens de bastidores (que legal ver os roadies vestidos de soldados, afinal a temática da banda é a guerra!) e declarações com legendas em inglês. Outro fato impressionante é a popularidade da banda na Europa, sendo que na galera tem até uns ‘sujeitos’ fantasiados como Brodén.

Ainda há dois bônus no primeiro DVD, sendo um deles o evento Noch ein Bier que mostra a seletiva com as cervejarias disputando qual iria fabricar a cerveja da banda. O outro é o Sabaton With Bohemian Symphony Orchestra Prague que mostra trechos do ensaio e da apresentação dos suecos com a orquestra da capital da Rep. Checa.

No DVD 2 a banda se apresenta no Sabaton Open Air em Falun também em 2015. O show é menor em questão de espaço e maior no tracklist. São mais de 100 minutos de uma apresentação que não perde em nada em energia e garra, além da tradicional presença de palco do grupo, que neste caso fica ainda mais intimista.

Há também imagens de bastidores, inclusive as duas opções de acompanhar o show são interessantes. Uma é a ‘Live Angle’, onde o espectador assiste ao show normalmente, a outra é a ‘Studio Angle’ que mostra os músicos em uma performance em estúdio com o mesmo áudio do show, talvez acertando alguns erros lá cometidos.

Heroes On Tour, como dito antes, é um trabalho extremamente ousado e ao mesmo tempo diferenciado, oferecido especialmente aos fãs da banda, mas que vale ser conferido por todos os amantes do Power Metal. Com um conteúdo completo e muito profissional, não pode passar despercebido.

Sabaton - Heroes on Tour

Nota: 9,0

Tracklist:

Disc 1 (DVD)

  1. Final Countdown
  2. The March to War
  3. Ghost Division
  4. To Hell and Back
  5. Carolus Rex
  6. No Bullets Fly
  7. Resist and Bite
  8. Far from the Fame
  9. Panzerkampf
  10. Gott Mit Uns
  11. The Art of War
  12. Soldier of 3 Armies
  13. Swedish Pagans
  14. Screaming Eagles
  15. Night Witches
  16. Primo Victoria
  17. Metal Crüe
  18. The Art of War (With Bohemian Symphony Orchestra Prague)
  19. The Final Solution (With Bohemian Symphony Orchestra Prague)
  20. Noch ein Bier

Disc 2 (DVD)

  1. Final Countdown
  2. The March to War
  3. Ghost Division
  4. To Hell and Back
  5. Carolus Rex
  6. Panzer Battalion
  7. Wolfpack
  8. Attero Dominatus
  9. 7734
  10. Union
  11. The Art of War
  12. Saboteurs
  13. Coat of Arms
  14. En livstid i krig
  15. Resist and Bite
  16. Swedish Pagans
  17. Night Witches
  18. Primo Victoria
  19. Metal Crüe

Disc 3 (CD)

  1. The March to War
  2. Ghost Division
  3. To Hell and Back
  4. Carolus Rex
  5. No Bullets Fly
  6. Resist and Bite
  7. Far from the Fame
  8. Panzerkampf
  9. Gott Mit Uns
  10. The Art of War
  11. Soldier of 3 Armies
  12. Swedish Pagans
  13. Screaming Eagles
  14. Night Witches
  15. Primo Victoria
  16. Metal Crüe

Links sobre a banda:

Site / Facebook

 

Vitor Franceschini

Jornalista graduado, editor do Blog Arte Metal.