Ozzy Osbourne: a história por trás da lenda

  • Post author:
  • Post published:25 de novembro de 2020
Ozzy Osbourne: a história por trás da lenda

O rock deu ao mundo grandes artistas e bandas. Até hoje, existem inúmeras figuras que continuam a ser idolatradas por multidões nos quatro cantos do planeta. Ozzy Osbourne é uma delas. O líder do lendário grupo Black Sabbath é um dos mais famosos e polêmicos roqueiros da história da música. 

Apesar de todas suas venturas e desventuras, não se pode negar que tenha muito carisma e talento. Com uma legião de fãs, é uma figura bastante icônica. Conhecido como o “Príncipe das Trevas”, Ozzy tem uma vida recheada de histórias, marcos e muitas conquistas.

Este artigo é precisamente um pequeno relato do que é a vida de Ozzy Osbourne. Uma leitura para os que querem saber mais a respeito e para todos os fãs desse mito do rock.

Os primeiros anos de Ozzy

Ozzy nasceu no dia 3 de dezembro de 1948 em Birmingham, na Inglaterra, com o nome de John Michael Osbourne. Cresceu em uma família de classe trabalhadora, com três irmãs mais velhas e dois irmãos mais novos. 

Quando era criança, Ozzy passou por inúmeras dificuldades financeiras, devido à pobreza da família. Por algum tempo, para ajudar em casa, teve até mesmo que trabalhar como engraxate nas horas vagas da escola.

Há medida que crescia, crescia também seu interesse pela música. Desde cedo Ozzy já demonstrava gosto pelos Beatles, banda que teria uma grande influência na sua carreira, segundo o próprio.

Aos quinze anos, Ozzy deixou a escola para trabalhar como encanador e, posteriormente, teve uma série de empregos temporários que pagavam pouco. Foi justamente nessa época que a música começou a tomar conta de vez da sua vida.

Aos poucos, ele foi tentando a sorte em várias bandas de rock até formar a sua própria: The Polka Tulk Blues Band. Com Tony Lommi, Geezer Butler e Bill Ward, os The Polka Tulk Blues Band começaram a dar os primeiros passos.

Depois de percorrerem muitos palcos na cena underground, decidiram trocar o nome da banda para Black Sabbath. Na época, a mudança foi justificada pelo fato de estarem “fartos” do anonimato e quererem dar uma nova vida ao estilo gótico.

Black Sabbath: um dos mais importantes precursores do metal

Black Sabbath: um dos mais importantes precursores do metal

Com a crescente popularidade do Black Sabbath, Ozzy ganharia ainda mais fãs. A banda lançou seu álbum de estreia em 13 de fevereiro de 1970, que logo se tornou um grande sucesso no Reino Unido e nos Estados Unidos – tanto que começaram a ser considerados como os pais do heavy metal. 

Em 1971, o single Paranoid foi o mais ouvido do ano, tornando-se um ícone absoluto do rock. O primeiro álbum foi seguido por outros como Master of Reality, Sabbath Bloody Sabbath, Sabotage, Technical Ecstasy e Never Say Die. 

Apesar da carreira em alta e crescente popularidade da banda, Ozzy estava vivendo muitos baixos na sua vida pessoal. Desamores e outros excessos fizeram com que, em 1978, o cantor saísse da banda para se recuperar. 

Foi nessa época que ele conheceu Sharon Arden (posteriormente Sharon Osbourne), filha do famoso empresário Don Arden, que o ajudou a superar seus excessos e ter sua vida de volta. Graças a ela, pôde iniciar sua carreira a solo e retornar aos palcos com grande sucesso.

Em 1980, o músico lançou seu álbum de estreia com o devido estrondo. Blizzard of Oz foi uma “bomba” e provou que Ozzy, mesmo sozinho, não havia perdido sua força. Ele segue firme até hoje. No início deste ano, lançou seu último álbum de estúdio, intitulado Madman.

Ozzy Osbourne, um fenômeno de mídia

Além de todo o misticismo em torno de sua música, Ozzy consegue chegar a diversos tipos de públicos – até mesmo em áreas que menos se esperam. Com destaque para:

  • iGaming. Em 2019, foi criado um caça-níqueis baseado em Ozzy. Repleto de recursos, esse jogo temático não só entretém como também permite descobrir mais sobre a carreira do artista.
  • Merchandising de poker. Ainda no campo dos jogos de cassino, foram criadas também fichas exclusivas da família Osbourne. Para jogadores avançados deste esporte da mente, um conjunto de fichas personalizadas pode ser um excelente presente de Natal. Descubra como são feitas estas ferramentas essenciais para a prática da modalidade.
  • Reality shows. Atualmente, Ozzy ainda é casado com Sharon e se tornou uma figura conhecida também na televisão, tendo lançado um reality show sobre sua vida. Entre 2002 e 2005, foi exibido o reality show “The Osbournes” na MTV.

Essa comunicação transversal e multicanal mostra o quanto o nome Ozzy é uma marca capaz de gerar dinheiro. Aliás, é isso mesmo que faz do homem uma figura pra lá de excêntrica e o torna uma verdadeira lenda. Ou seja, é uma personagem que vale a pena ser descoberta. Inclusive, todo o fã de heavy metal que se preza deveria conhecer melhor sua história e repertório musical.

Portal do Inferno é um site especializado em notícias do rock n roll ao metal extremo, resenhas, entrevistas e cobertura de shows e eventos!

Deixe um comentário